Tradicionalmente medimos o alcance das metas sem nos importar tanto com medidas que levam a meta. Nosso sistema de cobrança não está cadenciado na cobrança de atitudes que levam a meta, mas na meta em si. Quando obtemos o resultado não temos mais o que fazer, a não ser, mudar o comportamento e começar a desenvolver medidas de direção que mudem o quadro do resultado no final do mês ou trimestre. A chave para o sucesso na conquista da MCI é privilegiar as Medidas de Direção!
Criar Medidas de Direção corretas é ajudar as pessoas a se verem como parceiras estratégicas na missão da igreja e engajá-las em um diálogo sobre o que pode ser aprimorado ou feito de maneira diferente para que as MCIs sejam conquistadas.
A maioria de nós tem a tendência de medir a meta (Medida Histórica). Há duas razões que justificam os líderes agirem assim:
- As medidas históricas (resultado final) são as medidas do sucesso, são os resultados que você precisa alcançar.
- Os dados do resultado final são quase sempre fáceis de obter e mais visíveis do que os dados sobre medidas de direção. É fácil pegar o relatório de batismos e saber se você está no grupo do centuriões (100 batismos) ou não, mas até que ponto é fácil descobrir quantos interessados você tem na igreja e quantos estão dando estudos bíblicos.
Geralmente esses dados são de difícil obtenção e podem demandar autentica disciplina de acompanhamento do envolvimento dos membros da igreja.
São os dados das Medidas de Direção (MDs) que fazem a diferença no resultado final. Sem as MDs, só lhe resta tentar gerenciar os resultados, uma abordagem que raramente produz resultados ousados e significativos.
As medidas de direção também eliminam o elemento surpresa que apenas o foco nos relatórios mensais, trimestrais pode propiciar.
ESCOLHENDO AS ALAVANCAS CERTAS
- Para alcançar uma meta que nunca alcançou antes, você deve fazer coisas que jamais fez no passado. Olhe ao seu redor. Quem mais atingiu esta meta ou algo semelhante? O que fizeram de diferente? Analise cuidadosamente quaisquer barreiras previsíveis e decida em equipe como superá-las. Use a sua imaginação. No que você pensou que poderia fazer toda a diferença?
- Desenvolva a ferramenta de atividades 80/20: Normalmente 80% dos resultados são gerados por 20% das atividades. Se pergunte: “Que atividades críticas, se realizadas com excelência, mai impactarão os resultados?”
Exemplo: Uma igreja não batiza a quatro meses, seus membros operam muitas atividades secundárias do foco. A liderança está escassa e as receitas não são animadoras. O que fazer para estancar o sangramento generalizado dessa igreja?
ESTANCANDO O SANGRAMENTO
- Defina atividades que tenham correlação com barreiras que atrapalham a conquista da meta
- Identifique atividades que nunca tenham sido feitas antes e que talvez fazem toda a diferença.
- Perceba o que as pessoas ou igrejas de melhor crescimento fazem diferentes
COMO SABER SE AS INFORMAÇÕES SÃO PRECISAS
- Apostamos na confiança
- Uma fraude virá à tona eventualmente.
- Quando as medidas de direção são executadas normalmente começa a mover o resultado, essa correlação é espontânea.