Existem alguns princípios do discipulado que precisam ser praticados sempre. Qualquer concessão que se fizer tornará o processo frágil e comprometido. Normalmente o início do processo de discipulado numa igreja é cheio de entusiasmo e euforia. No decorrer do tempo, as coisas tendem a se acomodar, e algumas pessoas querem continuar fazendo várias coisas e também o discipulado. É exatamente nesta hora que são necessários ajustes.
Não estamos falando de rigidez, mas de firmeza. É preciso que os líderes sejam firmes no cumprimento dos princípios bíblicos e práticos que regem o processo de discipulado. A estrutura do processo é dinâmica e pode mudar sempre que necessário, mas os princípios não.
Além dos princípios fundamentais para a implantação do processo, existem os princípios práticos para o funcionamento geral. Seja como discipulando, facilitados, orientador ou líder, cada um tem um papel que precisa ser baseado em princípios e não regras.
O facilitador
- O trabalho do facilitados ou auxiliar é um ministério ligado a algum ministério da igreja, como Escola Sabatina, Ministério Pessoal, etc.
- Todos os facilitadores e auxiliares devem ter primeiro usado o material que irão ministrar, tendo participado de um grupo. É isso que lhes garante autoridade para ministrar.
- A ácão do Espírito Santo na vida dos dissimulados e do grupo nunca pode ser perdida de vista. Esse não é apenas um processo de ensino e crescimento intelectual, mas de relacionamento com Deus e de avisamento espiritual.
- Os discipuladores devem dedicar um período diário de oração ao grupo.
- O discipulador (Facilitador) deve ter um auxiliar. Os dois devem procurar encontrar fora da reunião do grupo para avaliar o crescimento de cada participante, o processo, e planejarem as reuniões.
- O auxiliar é alguémque está sendo preparado para se tornar um facilitador no futuro
- O discipulador é responsável pelas pessoas a que ministram, mesmo após o encerramento do grupo, até que elas estejam integradas a outros grupos e ministérios.
- Para ser um discipulador (facilitador), a pessoa precisa estar participando ativamente do grupo de discipuladores (se for professores da ES, da Classe dos Professores), etc