COMPROMISSO COM A ESCOLA SABATINA
São poucos os departamentos, ministérios da igreja que possui uma cadência semanal tão forte como a Escola Sabatina. A responsabilidade de organizar um programa semanal, alinhar uma equipe de líderes semanalmente, de gerar sinergia da comunhão dos membros e seu envolvimento missionário a cada semana exige um grau elevado de comprometimento.
O compromisso deve ser a tradução desse ministério centenário que organiza o discipulado, a formação de líderes, o envolvimento missionário e a vida em comunidade dos membros. Isso significa que há alguns princípios arrolados nesse ministério que são inegociáveis:
- Compromisso com assinatura de lição para todos os membros
- Compromisso com o estudo diário de todos os membros
- Compromisso com os pastoreio dos professores da Escola Sabatina – Através do impacto semanal da unidade, conforme consta no cartão de chamada da Escola Sabatina
- Compromisso a vida relacional dos membros – Através do encontro da unidade fora do encontro do sábado pela manhã
- Compromisso com o desenvolvimento da liderança dos professores como co-pastores do pequeno rebanho que são as suas unidades – Através da Classe dos professores
- Compromisso com o discipulado dos novos na fé – com unidades para recém batizados (Ciclo do discipulado)
- Compromisso com o envolvimento missionário – Através das atividades missionárias promovidas em cada unidade de ação e pela igreja no geral
- Compromisso com o impacto social na comunidade
- Compromisso com avaliação criteriosa da vida espiritual dos membros – através dos relatórios da Escola Sabatina
- Compromisso com equipe da Escola Sabatina – motivando e aprimorando os conhecimentos e trabalho através da participação das trimestrais da Escola Sabatina e dos eventos locais e do campo.
- Compromisso com o programa semanal
- Compromisso com a comissão administrativa da igreja – através da prestação de contas do relatório mensal da vida espiritual da igreja e dos trabalhos das unidades de ação
- Compromisso com a logística de funcionamento da Escola sabatina – materiais, pessoal e programas especiais
- Compromisso com Deus
RESPONSABILIDADE
- Analisar a situação dos membros locais e conferir a relação de membros da Escola Sabatina com a de membros da igreja.
- Manter uma relação atualizada dos endereços e telefones dos membros e dos membros potenciais.
- Prover a implementação de um plano para resgatar os membros inativos que inclua visitas a eles e acompanhamento.
- Promover a visita aos membros que vez por outra não assistem à Escola Sabatina.
- Ajudar na integração dos novos membros batizados e dos que se transferiram recentemente no programa da Escola Sabatina.
- Coordenar a recepção das visitas dentro das Unidades.
- Assistir à reunião da equipe da Escola Sabatina e informar as atividades e planos quanto aos membros.
- Trabalhar com os professores a fim de assegurar-se de que todos eles estão ajudando as visitas a se sentirem bem-vindas.
- Organizar um programa para prover refeições aos visitantes e assegurar-se de que sempre alguém estará preparado para convidá-los à sua casa ou para uma refeição na igreja.
- Desenvolver um plano de acompanhamento de todos os visitantes que vieram à Escola Sabatina, que inclua cartões, cartas, chamadas telefônicas e/ou visitas.
- Trabalhar com os diretores de divisão e com os professores no planejamento de atividades de companheirismo fora das horas do sábado.