A USB tem intencionalidade na formação de novos líderes. Sonhamos com líderes que tenham uma visão missional centrada no evangelho. Esse novo perfil preconiza líderes preocupados com o pastoreio, a vida em comunidade e a identidade missiológica da igreja.
- Na USB temos uma jornada segura para formação de novos líderes. Ela não é fruto de modelos rígidos copiados, mas da vivência natural do discipulado em comunidade de muitos pastores.
- Você tem a oportunidade de mudar a realidade de sua igreja através desta visão de formação de líderes. No entanto, garanto que o primeiro a ser transformado será você. É impossível concluir algo assim com motivações egoístas. Ele não foi feito para agradar pessoas, mas para discipular. E discipular demanda olhar para fora, dedicar mais tempo e recursos aos outros, requer mais perdão, relacionamentos abertos, sem máscaras, sem formalismos, sem jargões, sem tradicionalismos, sem hipocrisia. O que estou dizendo é que este é um programa espiritual, não é um caderno de dicas para como tornar alguém líder, é uma escalada rumo à maturidade espiritual. Queremos isso para você antes de poder dar aos outros
Preparar a igreja para a mudança é o caminho mais seguro para neutralizar a oposição. Não seja abrupto, não vá correndo com uma igreja que nem anda. A maioria dos membros do seu distrito não tem a mínima idéia do que significa viver em discipulado cristão. Você precisa ser sábio para quebrar a frieza e despertar o interesse. Antes de realmente fazer a largada e começar suas reuniões de Formação de Líderes organize sua trajetória. Como um atleta, prepare o calçado, a roupa, se concentre e então se aqueça rumo à vitória. Normalmente, aquele que entra no palco da ação sem preparo dá vexame e se frustra. Não queremos isso para você.
O requisito básico para ter sucesso neste plano é o preparo antecipado. Mas o preparo somente não é suficiente, você precisa ser apaixonado por discipulado. Honestamente, nesse ponto, você tem duas alternativas: prosseguir com prazer porque já é apaixonado de verdade, ou ir para o vale de Jaboque e lutar com Deus para que Ele lhe dê essa paixão. Do contrário, é perda de tempo. Eu acredito sinceramente que Deus está levantando uma geração de pastores que estão preocupados com o discipulado, e você talvez é um deles!
PROCESSO DE FORMAÇÃO
Um dos grandes desafios é a mudança de comportamentos e de práticas das pessoas que estão em posição de liderança.
Alguns dos principais motivos para essa dificuldade são: escassez de feedback; o sucesso alcançado no passado reforça padrões e comportamentos que contribuíram para que chegassem onde estão, mas não ajudam a alcançarem o próximo nível de sucesso; áreas de desenvolvimento que na maioria das vezes são o contraponto dos pontos fortes e a aprendizagem que, neste nível, é muito mais sobre modos de pensar, sentir e relacionar-se com as pessoas e o mundo.
O processo de aprendizado, normalmente, se consolida com a prática no dia-a-dia, o que permite introjetar estas novas experiências como um novo mapa mental e uma evolução no jeito de ser. Porém, o ato de incorporar o que foi aprendido no dia-a-dia é uma escolha de cada um.
Para mobilizar uma liderança comprometida com o crescimento precisamos estabelecer Sessões de Trabalho que possibilitem ações práticas das ferramentas introduzidas no conceito Coaching e Mentory.
COACHING
Coaching USB é um processo de aceleração de resultados que ocorre entre um líder e sua equipe na igreja (disponível através da participação do movimento PN5-USB).
Incentivamos a prática da coaching para obter em menos tempo os resultados esperados referentes:
- À implantação de novos processos;
- Formação de novos líderes;
- Plantação de novas igrejas
- Revitalização e re-plantação de igrejas
COMECE ESSA JORNADA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE LIDERANÇA! (PG PROTÓTIPO)