Sinais de uma igreja que precisa ser revitalizada

2 minutos | Postado 2 anos atrás

tumblr_inline_mlxwhtfepG1qz4rgp

 

Quais são os sinais de fraqueza de uma igreja ? Como podemos diagnosticar  as doenças que levam uma igreja à morte? Quando uma igreja precisa ser revitalizada ?

1. Uma igreja precisa ser revitalizada quando ela perde sua integridade doutrinária

 Mesmo o Brasil sendo hoje o maior produtor de Bíblias do mundo, temos uma igreja analfabeta da Bíblia. Muitos púlpitos sonegam ao povo o pão nutritivo da verdade. Muitos pregadores oferecem ao povo palha seca de suas ideias em vez  de oferecer ao rebanho o rico cardápio das Escrituras.

2. Uma igreja precisa ser revitalizada quando suas reuniões de oração estão agonizando Um igreja forte caminha de joelhos

Uma igreja viva anseia por mais do que bênçãos de Deus. Vida com Deus precede trabalho para Deus.

3. Uma igreja precisa ser revitalizada quando a comunhão dos crentes torna-se um fim e não um meio

A igreja  não vive para si mesma. Não abastece a si mesma para gastar toda sua energia consigo. Comunidade sem missão é falta de visão dos campos que estão brancos para ceifa.

4. Uma igreja precisa ser revitalizada quando o secularismo invade suas portas

Alguém disse com razão: “ Eu fui procurar a igreja e a encontrei no mundo; fui procurar o mundo e o encontrei na igreja”. Em vez de ser Luz no mundo a igreja tem-se conformado ao mundo, sendo amiga do mundo. Deus chama a sua igreja para ser uma comunidade de contraste – Inserida na cultura, mas subversiva a ela.

5. Uma igreja precisa ser revitalizada quando os crentes buscam as bênçãos de Deus em vez do Deus das bênçãos

A pregação contemporânea e as músicas evangélicas não falam mais de soberania  de Deus na salvação, mas nos direitos do homem.

6. Uma igreja precisa ser revitalizada quando ela deixa de plantar novas igrejas

Temos visto igrejas morrendo por comer demais sem gastar essa energia na obra. Igrejas que não saem do lugar ao longo de décadas.

7. Uma igreja precisa ser revitalizada quando as formas rígidas tomam o lugar da essência do evangelho

O cristianismo não é uma coleção de regras, mas relacionamento vivo com o Deus vivo. Não podemos relativizar a verdade nem engessar os métodos.

Alex Palmeira

Salvo pela graça, servo de Jesus, em missão como embaixador do reino de Deus - atua como diretor do movimento PN5.
União Sul Brasileira da IASD