Dons e ministériosO propósito dos dons espirituais

O propósito dos dons espirituais

3 minutos | Postado 10 meses atrás

1217799_48945826

 

Equipar os Crentes para o Serviço (Efésios 4:11-12)

Implicações para o ministério:

Que tarefa se destina a equipar o povo de Deus?

  1. A edificação da igreja como um todo (Efésios 4:12, 16).
  2. O estabelecimento dos crentes (Romanos 1:11).
  3. O encorajamento dos crentes (Romanos 1:12).
  4. A eficácia da igreja como um todo (1 Coríntios 12:7).
  5. O crescimento da igreja (Efésios 4:16).
  6. A exaltação de Jesus Cristo (1 Pedro 4:7)

O Desenvolvimento dos Dons

1. Exercitá-lo

  • Não negligenciar (1 Timóteo 4:14).
  • Praticar (1 Timóteo 4:15).
  • Utilização fiel (2 Timóteo 4:15)

2. Treinamento formal.

3. O ministério dos dons dos cristãos (Romanos 1:11)

Deleite

  1. “Descobri!”
  2. Grande alegria/satisfação.
  3. Confirmação dos dons pela igreja.

Os Crentes Exercem Diferentes Funções e Têm Diferentes Dons

1. Cada cristão é dotado para algum ministério, assim sendo, todos os crentes são ministros.

  • “Todos os cristãos são chamados ao ministério. Se você não é ministro, essa é outra forma de dizer que você não é cristão.” – Elton Trueblood.
  • “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, […].Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.” (Romanos 12:4-6)
  • “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. […] Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo […] Entretanto, busquem c com dedicação os melhores dons.” (1 Coríntios 12)

2. O papel dos pastores e professores é proferido no Novo Testamento: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado.” (Efésios 4:11-12)

3. A igreja local tem todos os dons necessários para seu ministério eficaz e para o crescimento. “O fato de que cada cristão tem um dom e, portanto, uma responsabilidade e que nenhum cristão é deixado fora sem uma dotação, é fundamental à doutrina da igreja no Novo Testamento. Isso também transforma a vida dos cristãos e igrejas. Muitos líderes cristãos reclamam dizendo que na congregação faltam dons de liderança entre os leigos, sendo essa a desculpa padrão para realizar pouco. Mas a Escritura traz a cada igreja a mesma palavra usada por Paulo aos coríntios:

“‘Vocês são o corpo de Cristo’. Assim, a Escritura e as pressuposições na igreja, são, muitas vezes, variações uma da outra; as aparências indicam que a congregação é destituída de dons, embora a Escritura diga: ‘Não é verdade! Vocês são o Corpo de Cristo’. Se tomarmos Deus em Sua palavra, então temos o compromisso de crer que Ele dotou ou, pelo menos, está disposto a dotar cada igreja local com todos os dons necessários para a vida, saúde, crescimento e ministério.” John Stott

Alex Palmeira

Salvo pela graça, servo de Jesus, em missão como embaixador do reino de Deus - atua como diretor do movimento PN5.
União Sul Brasileira da IASD

Dons e ministériosO propósito dos dons espirituais