O principal método de Jesus é o exemplo. Segundo um ponto de vista completamente prático, vivemos por aquilo que fazemos. Baseado neste raciocínio, tudo o que os discípulos necessitavam era de um professor que praticasse, junto com eles, o que Ele esperava que aprendessem. O evangelismo foi vivido diante dos olhos deles, no espírito correto e com a técnica adequada 5. Jesus praticou o exemplo em três pontos básicos:
A Oração, uso das Escrituras e evangelização.
1. Os discípulos viam que a força de Jesus derivava da oração, sua vida baseava-se na dependência.
2. Jesus usava as Escrituras tanto para Sua devoção pessoal como para ganhar outras pessoas para o caminho da verdade. João 15: 7 diz “se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.”
3. Durante todo o tempo, Jesus ensinava os discípulos a ganharem pessoas – Praticamente tudo o que Ele disse ou fez, tinha alguma vinculação com o trabalho de evangelização.
Insight: Não basta ser nomeado líder, você precisa exercer a liderança, do contrário isso é utopia. Deus o chamou para ser um líder de verdade. Para que isso realmente aconteça, Jesus o intima a imitar o Seu exemplo:
1. Ore e estude a Bíblia como prioridade do seu dia;
2. Relacione-se intimamente com um grupo de pessoas;
3. Evangelize com os seus dons a todos que estão a sua volta.
Fórmula: Bíblia + oração + evangelização = cristão convertido, igreja forte. 1 Co 11:1