Missional: Onde tudo começou

15 minutos | Postado 1 ano atrás

500px Photo ID: 106658741 - Keep it safe...

 

Conde Zinzendorf
“Meu destino é proclamar a mensagem, sem importar-me com as conseqüências para mim mesmo.”

“Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (Jo 6:38-39)

Todos sabemos que as igrejas são consideradas como missionárias. Com isso queremos dizer que elas investem na missão e que regularmente enviam missionários além mar. Agora no Brasil estamos começando a ouvir um termo denominado “igreja missional.” O que significa isso? Será que isto é apenas uma outra maneira extravagante de mudar um substantivo em adjetivo para torná-lo soar como algo novo e diferente? Qual é a diferença entre uma “Igreja missionária” e uma “igreja missional?”

História

Primeiro de tudo, 50 anos atrás, quando alguém que falava sobre “missão” geralmente assumiria que estava falando sobre o envio de missionários para o exterior, para uma terra pagã. Igrejas que apoiaram esses esforços tinha um espirito de missão. Sabemos há muito tempo que a missão não é simplesmente algo feito além mar. Anos atrás a Igreja Cristã de certa forma se reunia para promover as grandes missões. Havia grandes investimentos para envio de missionários para lugares remotos do planeta.

O missionário britânico Lesslie Newbigin (HUNSBERGER, 1998) foi enviado para a Índia em 1936. Ele trabalhou naquele pais em um momento em que os cristãos indianos foram ganhando a independência missionária dos Europeus e Americanos. Muitos missionários ocidentais estavam trabalhando por centena de anos naquele país.

Quando estas igrejas mais jovens da Índia foram chegando à maturidade, eles perceberam que todas denominações cristãs que estavam enviando missionários como Lesslie Newbigin tinham diferenças denominacionais, por inúmeras razões que poderiam fazer sentido no Ocidente, mas eram irrelevantes na Índia. Por que um cristão indiano deveria ser um Presbiteriano, em vez de um Metodista? Assim, os cristãos indianos (com o apoio do missionário) decidiram formar uma “igreja unida.” Em 1947, a Igreja do Sul da Índia foi formada e Newbigin foi feito um bispo na igreja.

Tudo isso para dizer que Lesslie Newbigin passou uma parte significativa de sua vida como um evangelista missionário, pastor, professor e bispo na Índia. Quando ele se aposentou e voltou para a Inglaterra em 1974, ele continuou seu ministério, até sua morte em 1998. Foi neste período de sua vida que teve o maior impacto com a respeito à Igreja na Inglaterra e na América. Apesar de Newbigin nunca perdera o contato com a igreja ocidental, ele ainda estava chocado com o declínio da mesma.

Newbigin escreveu um livro intitulado The other side of 1984, em que ele fez a pergunta profunda: “Será que o Ocidente pode ser convertido?” Ele concluiu que a Europa e a América do Norte são hoje os mais difíceis e intransigentes campos missionários por causa do secularismo que consome cada um deles. Não era mais possível pensar em missão como algo a ser feito em um país estrangeiro, este trabalho tinha que ser feito aqui também. Crenças pagãs estão controlando a forma como nós, no Ocidente estamos vivendo.

Os escritos e a fala de Newbigin resultou no início do Gospel and Our Culture (Evangelho e a nossa Cultura). Aqueles que participam neste projeto têm tentado promover um “Encontro missionário” do Evangelho com a cultura. Eles foram questionados: “O que é necessário fazer para que a igreja se aproxime da cultura?” Uma igreja preocupada com este assunto pode ser chamado de uma “igreja missional”.

Cristianismo

Antes de uma melhor definição de “igreja missional,” é preciso mencionar dois pontos importantes que Newbigin fez sobre a situação na América e como ela mudou. Isso requer uma breve história. Os três primeiros séculos após a morte e ressurreição de Jesus, seus seguidores não eram bem recebidos por aqueles em posição de autoridade no Império Romano. A afirmação que “Jesus é o Senhor” fez com que alguns líderes ficassem nervosos. Depois, no século IV (312 d.C.), o imperador Constantino se tornou cristão e depois dele o Imperador Teodósio (reinou 379-395 d.C.). Eles fizeram do cristianismo a religião do império. Isso deu reconhecimento oficial aos cristãos, status e poder. No Ocidente tiveram este mesmo nível (mesmo com a separação de Igreja e Estado nos Estados Unidos) até o século 20, quando começou um sério declínio. Este período de poder para a igreja é referida como o cristianismo.

Este declínio do cristianismo tem sido muito óbvio, mesmo em nossas próprias vidas. Nos cultos pela manhã de sábado e a noite de quarta onde geralmente eram reservados para a igreja, agora há jogos de futebol e todos os tipos de outros concorrentes. Quando muitos de nós crescíamos, a televisão nunca tinha desafiado os valores cristãos, agora os caminhos de Cristo são regularmente ridicularizados. Você pode facilmente citar muitos outros exemplos de como o cristianismo tem estado em declínio.

O ponto de Newbigin é que por causa do declínio do cristianismo, o Ocidente não é mais um local cristão. Assim, os seguidores de Cristo devem agora tratar sua própria comunidade como eles fizeram em uma cultura pagã na África ou na Ásia apenas alguns anos atrás. Temos a obrigação missionária para chegar a este mundo pagão. Portanto, devemos entender a nós mesmos como uma “igreja missionária”.

Iluminismo

Compreender o significado do Iluminismo é outra aspecto importante para a definição de “igreja missional.” Às vezes falam da Idade Média como a “Idade das Trevas”, embora descrevendo-os simplesmente como “dark” (escuro) é tão imprecisa como descrever o que se seguiu, o Iluminismo (início 1600), como “luz”. Algumas pessoas seculares preferem esta deturpação, implicando que as trevas da religião (especialmente religião católica romana) na Idade Média foi superada pela era da ciência. Como demonstra Rodney Stark (2003, p. 123 e 166), na verdade, “a teologia cristã foi essencial para o surgimento de ciência “.

Seja como for, a maioria de nós vivemos em um mundo que quer ver a ciência e religião como em um conflito. Nesse ponto de vista popular, pessoas de fé são vistas como irremediavelmente supersticiosa e fora de contato com o pensamento moderno sobre como o mundo veio a existir. O pensamento hoje vê a ideia de Deus como necessária apenas para aqueles que não podem encarar a realidade sem alguma muleta sobrenatural. Eles são o os iluminados. Eles vivem no mundo moderno.

No entanto, hoje falamos do mundo “pós-moderno” porque a visão do mundo na era “moderna” e “iluminista” foi desacreditada pela violência sem precedentes do século 20. Hoje as pessoas sérias reconhecem que a ciência não é o nosso salvador. De fato, é apenas uma outra forma de pecado maior e mais destrutiva da humanidade caída. “Fé em Deus” foi simplesmente substituída por “fé na ciência” e os resultados foram assustadores. Estamos agora em um mundo “pós-iluminista”. Isso não quer dizer que vamos voltar a pré-científica superstição, mas temos de ir além de uma ciência simplista que pensa que é livre do Deus que criou o mundo.

O autores Lesslie Newbigin e David Bosch escrevem de maneira convincente sobre essa situação em que os cristãos se encontram. Newbigin pergunta (como observado anteriormente neste ensaio), “Pode o Ocidente ser convertido (a crença em Deus)? Encontramo-nos desafiados a fazer a pergunta: “Qual é o testemunho do Evangelho à nossa cultura?” Pensávamos que estávamos vivendo no cristianismo, onde a cultura e a igreja eram parte de uma mesma realidade. Cristianismo foi o ar que respiramos. Mas agora que tudo foi desacreditado e temos de tentar compreender a leitura crítica de que o Evangelho de Jesus Cristo faz de nossa cultura, assim como ele tem das culturas da Ásia e da África.

Portanto, somos chamados a tornar-se uma “igreja missional.” É como estar em um grupo missionário desenvolvendo um trabalho de fronteira na parte “mais escura” da África. Apenas estamos “sendo enviados” para o mundo “mais escuro” do Ocidente, o que Newbigin chamou de “o campo da missão mais difícil e intransigente no mundo de hoje.” A Igreja hoje está em uma situação completamente diferente. Somos um povo missionário sendo enviados em um mundo hostil para Deus e seu reino que foi anunciado por Jesus Cristo através de sua vida, morte e ressurreição.

Definição

Então, como podemos descrever uma igreja missional?

• Em uma igreja missional há uma compreensão básica de que a igreja família existe para ser enviada em uma missão por Deus. Nós somos chamados para fora do mundo para adorar a Deus, para que possa ser enviado ao mundo para convidar outros a adorarem a Deus. O significado da palavra “missão” é “enviado”.

• Cuidar dos membros de uma igreja é importante e exibe a natureza do reinado de Deus que vem, mas não é o suficiente. A igreja não é simplesmente uma forma barata de psicoterapia. A igreja missional é mais que uma capela distribuição de bens e serviços religiosos aos seus membros. Ela existe não apenas para si, mas para serem enviados para o mundo.

• Missão não é um programa da igreja como todos os outros programas. Não é como o programa educativo ou programa de música ou de uma construção de igreja. Tudo isso é importante para uma igreja missional, mas você pode “fazer programas”, sem nunca ” ser enviado.” Nós podemos fazer um monte de coisas boas para os membros da igreja e qualquer outra pessoa que vagueia na rua para visitar ou para se tornar um membro, mas que não faze-nos uma igreja missional.

• Uma igreja missional lê a Bíblia como um documento missionário. A Bíblia nos diz que o Pai envia o Filho, o Pai e o Filho enviam o Espírito: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Trindade) envia a igreja ao mundo.

• Missão não é primariamente uma atividade da igreja, mas um atributo de Deus. Não é a nossa missão, mas a missão de Deus (Missio Dei).

• O nosso Deus é um Deus missionário. Missão é um movimento de Deus para o mundo e a Igreja é um instrumento que Deus escolheu para ser um movimento.

• Este movimento anuncia o reino de Deus que vem. A igreja missional é enviada ao mundo para anunciar como Deus quer que ela seja. O mundo é de Deus e ele pretende que o seu governo seja estabelecido.

• A igreja missional entende que está encontrando uma cultura pagã e não uma cultura secular ou de alguma forma neutra, mas uma cultura pagã que resiste a Segunda Vinda de Cristo.

• Isso não significa que desprezam o mundo e confrontam o mundo. Não, servimos a um Deus que ama o mundo e criou a sua magnífica diversidade de culturas.

• Em vez de estar contra o mundo, nós estamos como uma comunidade de contraste para o valores deste mundo. Não somos uma contracultura. Somos a favor da mundo como o Criador é para o mundo.

• Como pessoas enviadas de Deus, devemos viver como um sinal, símbolo e antecipação do reinado de Deus que vem. Devemos ser a interpretação ou ilustração de como Deus quer que o mundo seja.

Assim, se “igreja missional” é apenas um slogan ou outra maneira elegante de dizer nada, então é inútil. Mas às vezes as palavras comuns ficam tão desgastados e familiar que precisamos encontrar uma maneira de dar-lhes uma nova voz para que eles sejam ouvidas em um maneira nova. Não há realmente nada de novo sobre o conceito de uma “igreja missional” que não tenha sido ouvida antes, mas agora que o cristianismo tem perdido seu foco radicalmente, esta pode ser uma maneira útil para recuperar algo muito antigo.

O fato é que uma igreja que não é “missional” não é realmente uma “igreja”. Como diz Emil Brunner (1931, p.108): “A igreja existe para a missão como o fogo existe para queimar…” Se a sua igreja não se vê como uma comunidade de crentes enviados para o mundo, então você não é mais, por definição, uma igreja. Também tem sido referido que, se você não está fazendo missão você logo se tornará um “campo de missão”. Indo para o mundo como testemunhas de Jesus Cristo é essencial para ser uma igreja.

Será que isso significa que a missão é a única coisa importante que a igreja faz? Não, as palavras de Brunner também podem ser aplicadas para o culto. Certamente adoração é uma característica essencial de uma igreja. John Piper (2001) sugere que a finalidade da igreja é adoração e que a missão é o que fazemos até que “… Todo joelho se dobrará … e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor … “(Filipenses 2:10)

Um comentário final (abordado com mais detalhes em outro lugar) … essa ênfase no “Evangelho e da nossa cultura” não nos isenta no envolvimento com a missão além mar. Jesus disse a seus discípulos que eles seriam suas “…testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8) Então toda a terra é o domínio de Deus e o lugar em que o seu povo é enviado.

by Everaldo Carlos

 

 

Alex Palmeira

Salvo pela graça, servo de Jesus, em missão como embaixador do reino de Deus - atua como diretor do movimento PN5.
União Sul Brasileira da IASD