Sem categoriaComo utilizar o quadro comparativo da Escola Sabatina

Como utilizar o quadro comparativo da Escola Sabatina

4 minutos | Postado 1 ano atrás

a glowing radio with the marker running through the different stations and frequencies

 

O que acontece quando nos perguntamos onde estamos? Lidar com a realidade e planejar sua mudança requer coragem. É muito mais que apontar os pontos fracos e fortes, é a compreensão do que Deus quer que a igreja faça nos anos seguintes. Você tem esse entendimento? Você crê que está realmente fazendo a diferença como pastor? Você está cumprindo a missão a contento? Por que o povo de Deus vem a igreja, mas não se envolve missionariamente? Por que muitos estão nos deixando? Qual é a situação dos dízimos e das ofertas em nosso distrito? Quais as necessidades da comunidade ao redor da igreja que não são atendidas? Precisamos definir a realidade!

Saber aonde está é crucial para saber aonde vai chegar. Não é sadio medir a espiritualidade da igreja anualmente! Antes de 2014 mediamos trimestralmente métodos de trabalho, via relatório informatizado feito pelos pastores. Agora trabalhamos com poucas perguntas, foco no membro, relatório semanal que existe desde o século passado chamado de (Cartão de Registro da Escola Sabatina).

Vantagens:

  1. Não trabalhamos por médias numéricas
  2. As perguntas estão focadas no envolvimento de pessoas e não na quantidade de tarefa executadas
  3. O próprio membro responde
  4. Tem uma cadência semanal
  5. Está alinhada com a META da USB
  6. É o principal sistema de avaliação da unidade da Escola Sabatina, igreja local, distrito, associação/missão e união.
  7. Deixa claro nosso alvo como USB semanalmente
  8. Dá um feedback do envolvimento semanal de cada membro no CRM
  9. É um Instrumento de motivação missionária: Através do planejamento do impacto semanal da unidade e das Ofertas missionárias
  10. Organiza o bom uso do tempo da ES: (1) Comunhão – Estudo participativo dos principais pontos da lição; (2) Relacionamento – Confraternização e oração intercessora (3) Missão – Planejamento do impacto semanal da unidade
  11. Integra a ES com o PG de forma natural através do planejamento dos encontros sociais fora da reunião de sábado pela manhã.
  12. Trimestralmente o relatório é enviado como sempre foi ao campo, assim temos a Realidade Espiritual de toda USB (Trimestralmente)

O QUADRO COMPARATIVO

Há 4 perguntas que sempre fazemos para determinarmos se um placar será presumivelmente envolvente para a igreja:

  1. É simples? Ele tem que ser simples!
  2. Posso vê-lo facilmente?
  3. A meta e as medidas de direção estão visíveis
  4. Consigo saber instantaneamente se estou vencendo?
  5. Um placar, relatório, avaliação só tem relevância se for analisado regularmente, do contrário fica obsoleto!

FEEDBACK PARA A IGREJA

A cada SEMANA, MÊS podemos dá um diagnóstico para a igreja de sua realidade espiritual. Isso ajuda a manter o foco, buscar soluções para os seus reais problemas da igreja, dá um feedback real a curto prazo, etc.

Para fazer isso é muito fácil: Pegue os dados da semana (respostas das três perguntas do cartão de chamada da Escola Sabatina) e veja a quantidade dos membros que se envolveram no CRM. Faça uma regra de três e obtenha o nível de percentual de membros envolvidos. Obs.: Coloque no quadrado do placar o número de membros que se envolveram.  Para isso, veja o que corresponde até 25% (vermelho), de 26% a 50% (laranja); de 51% a 75% (amarelo) e de 76% a 100% (verde). Exemplo: Se a minha igreja tem 120 membros = 100%, apenas 42 estudaram a Bíblia e a lição diariamente, isso significa que 35% estudaram.  Coloco no quadro o número 42 no sorriso laranja que corresponde de 26% a 50%.

A conta é simples: 42 x 100 = 4200 / 120 = 35

COLOCAR FOTO DO QUADRO COMPARATIVO – 2 (Unidade/Igreja)

ONDE POSICIONAR

Pra quem usa Power Point – Tela / Parede

Pra quem usa em papel, lona – Posicionar aonde todos possam ver (frente)

Alex Palmeira

Salvo pela graça, servo de Jesus, em missão como embaixador do reino de Deus - atua como diretor do movimento PN5.
União Sul Brasileira da IASD

Sem categoriaComo utilizar o quadro comparativo da Escola Sabatina