Como eu descubro meus dons espirituais?

3 minutos | Postado 12 meses atrás

businessman looking to opened concrete wall

 

Explore as Possibilidades

Considere a lista dos dons espirituais de 1 Coríntios 12, Romanos 12 e Efésios 4. Conheça as várias possibilidades a fim de ter algo concreto para ser considerado ao avançar. Faça o teste do inventário dos dons espirituais.

Experimente o Maior Número Possível de Dons

Você não sabe se tem um dom até tentá-lo. Alguns dons são difíceis de serem testados. Não salte de um edifício alto para descobrir se você possui o dom de operar milagres. Outros dons, tais como o dom do evangelismo, são fáceis de serem testados. Somente 10% têm o dom do evangelismo, mas 1% apenas o utiliza. Para descobrir se você tem o dom do evangelismo, inscreva-se no programa de treinamento e tente-o. Se você não possuir esse dom, deixe o curso. Ninguém irá considerá-lo inferior por isso, visto que todos devemos fazer experiências com os diversos dons. Quando você descobre que possui um dom, siga tentando. Deus pode tê-lo abençoado com mais de um dom. Ainda, ao usar seu dom, você receberá outros e então, experimente todos com frequência. Entrementes, talvez você tenha recebido um deles.

Examine Seus Sentimentos

Você tem um senso de satisfação ao fazer isso? Se você se sentir muito distante, este é um bom sinal de que não possui o dom. Não significa que você não fique nervoso nas primeiras vezes que o emprega. Deus não nos pede para fazermos algo que nos leve a nos sentirmos infelizes. Ao usar seu dom, o senso de satisfação pode aumentar e você irá apreciá-lo mais e mais à medida que o emprega.

Avalie Sua Eficácia

  1. Os dons espirituais têm um propósito. Cada um é designado para cumprir um objetivo específico.
  2. Se você começa a usar um dom espiritual, certifique-se de ver os resultados apropriados ao usá-lo. Se não houver resultados, talvez não tenha o dom. Há necessidade de ser cauteloso aqui porque algumas pessoas subestimam sua eficiência.
  3. Consulte outras pessoas para ver se elas o consideram eficiente. Peça a opinião de várias pessoas. Não se diminua – pense de forma positiva. Não use de jactância, mas dê a Deus a glória pelo dom que o Espírito Santo lhe concedeu.
  4. Espere a confirmação do corpo. Lembre-se, os dons não devem ser usados independentemente, mas no corpo. Você faz parte de uma organização total, o corpo de Cristo. Se você tem um dom espiritual, ele se enquadrará nos demais. Outros cristãos reconhecerão seu dom e irão confirmar que você o possui. Se você crê possuir um dom e ninguém mais na igreja concordar com sua suposição, desconfie de sua avaliação nessa questão.
  5. Ore muito a respeito. Deus irá ajudá-lo a descobrir seu dom. Busque, sinceramente, a sabedoria divina para conhecer seu dom espiritual.

Alex Palmeira

Salvo pela graça, servo de Jesus, em missão como embaixador do reino de Deus – atua como diretor do movimento PN5.

União Sul Brasileira da IASD