Dons e ministérios6 motivos por que os membros não se envolvem

6 motivos por que os membros não se envolvem

3 minutos | Postado 10 meses atrás

238129_2680

1. Falta de confiança pessoal.

2. Problema de potencial desconhecido.

3. Nunca foram solicitadas a se envolverem.

4. Falta de treinamento.

5. Compreensão limitada do papel.

6. Falta de motivação.

Primeiro motivo: Falta de confiança pessoal.

Explique o motivo para a falta de confiança.

• Tenho medo.

• Não sou bom suficiente.

• Não sou capaz para fazer isso.

• Sou muito velho.

Veja cada ponto.

Tenho medo: Moisés também teve medo de assumir as responsabilidades da liderança. Mas o Senhor pôde usá-lo para realizar um bom trabalho.

Não sou bom suficiente. É impossível se tornar perfeito antes de testemunharmos.

Não sou capaz para fazer isso. Somente Jesus, mediante o poder do Espírito Santo, nos pode capacitar para realizarmos Sua obra. Não temos a força por nós mesmos.

Sou muito velho ou sou muito jovem, algumas pessoas podem argumentar, mas o Senhor ainda nos pode usar a despeito de nossa idade.

Segundo motivo: Potencial desconhecido. 

Apresente a ilustração do Poço de Yates.

Yates era muito rico. Era dono de uma grande propriedade. Ele tentou vários tipos de plantações, mas não conseguiu desenvolvê-las. Tentou repetidas vezes, mas falhou em todas. Então, depois de tentar muitas vezes, finalmente desistiu. Ficou pobre e passou a viver da assistência do governo. Certo dia, alguém foi visitá-lo e pediu se poderia testar o solo. Ele respondeu: “Claro, você pode fazer o que quiser com minhas terras.” O teste foi feito e jorraram 90 mil barris de petróleo em um dia! Hoje, 30 anos depois, a terra ainda está produzindo 150 mil barris por dia.

Pergunte: “O petróleo estava lá quando ele empobreceu? Sim, mas o problema é que ele não sabia que o possuía. O mesmo é verdade com muitos adventistas que têm o po-tencial para o testemunho, mas desconhecem esse fato.

Terceiro motivo: Nunca foram solicitadas a se envolverem.

É possível que alguns pastores gostem de fazer tudo sozinhos e não são bons para delegar responsabilidades a outras pessoas. Provavelmente, elas nunca foram chamadas pessoalmente, ainda  que muitas gostariam de estar envolvidas se fossem chamadas a participar.

Quarto motivo: Falta de treinamento.

O livro Serviço Cristão, p. 59 diz: “Muitos teriam boa vontade de trabalhar, se lhes ensinassem a começar.” O treinamento é de vital importância a fim de que as pessoas sejam equipadas para as atividades de testemunho.

Quinto motivo: Compreensão limitada dos papéis.

Alguns membros sentem que a pregação e o ensino são da responsabilidade do pastor. O único que imaginam que necessitam fazer é apenas ir à igreja e dar uma oferta.

O Serviço Cristão, p. 68 diz: “A disseminação da verdade de Deus não se limita a alguns poucos pastores ordenados.”

Novamente, na página 68, lemos: “É erro fatal supor que a obra de salvação de almas depende só do ministério.”  (Tente descobrir a população do país e o número de membros e pastores adventistas. A média entre os membros e a população é muito maior comparada com a dos pastores e a população. Se mais membros estiverem en-volvidos, o fardo será menor e a possibilidade de concluir a obra maior.)

Sexto motivo: Falta de motivação.

O que irá motivar nossos membros a testemunharem?

Alex Palmeira

Salvo pela graça, servo de Jesus, em missão como embaixador do reino de Deus - atua como diretor do movimento PN5.
União Sul Brasileira da IASD

Dons e ministérios6 motivos por que os membros não se envolvem