10 características dos líderes que perduram

5 minutos | Postado 1 ano atrás

pexels-photo-2

 

Como professor do seminário, trabalho com líderes jovens. Eles têm paixão, visão, energia e zelo. Eles compreendem a importância da justiça social e da ação missionária global. No mundo da igreja e dos negócios tenho encontrado líderes jovens que me dão esperança para o futuro.

Porém, em grande parte, aprendi de líderes que estão há muito tempo na liderança. Para ser honesto, tenho visto demasiados líderes jovens que rapidamente perdem sua integridade e sacrificam a influência de sua liderança. Muitos começam bem, mas não findam bem.

É por isso que aprecio muito falar a líderes que têm liderado por anos, talvez por décadas. Confesso que esses achados são anedóticos, mas aqui estão 10 características comuns desses líderes que permanecem por muito tempo na liderança e de quem tenho aprendido.

1. Eles iniciam com a determinação de encerrarem bem a carreira.

Ainda não conheci um líder que liderou bem ao longo do tempo por acaso. Antes, eles decidiram, desde a partida que iriam correr a corrida tendo em mente o alvo final. Estabeleceram limites apropriados para manterem sua integridade e, continuamente, se esforçaram por melhorar.

2. Eles têm uma visão maior do que eles mesmos.

Independentemente da idade, esses líderes não optam pela conservação do modo operativo. Sua visão é maior, em termos teológicos “do tamanho de Deus”, e afrouxar quase não faz sentido, pois muito mais ainda tem de ser realizado. Tampouco esses líderes tiveram o desejo de cair moral ou eticamente; sua tarefa é por demais importante para permitir que isso aconteça.

3. Cuidam de sua espiritualidade.

Entendo que esse ponto soa como clichê, mas, não obstante, é válido. Esses líderes sabem que o que realizam nos bastidores tem importância. Eles leem as Escrituras, oram, estudam, prestam culto, mantêm o companheirismo – e lideram a partir da superabundância de sua caminhada com Deus.

4. Eles se importam com sua condição física.

Novamente, este ponto é óbvio, mas importante. Os líderes de longa duração que conheci se alimentam corretamente, fazem exercícios com regularidade e dormem bem. Eles não podem evitar os efeitos do envelhecimento, mas não contribuem com uma saúde debilitada devido às más decisões. Confesso que tenho muito a aprender aqui.

5. Investem em sua família.  

Minhas experiências revelam um padrão comum: Os líderes que perduram são bons cônjuges e pais. Trabalhar com afinco em sua profissão, porém, não às expensas de sua família. Sem dúvida, seus relacionamentos os mantêm enraizados; não reputam nada do que ganham em seu trabalho como digno de prejudicar seus entes queridos.

6. Tratam bem as pessoas.

Simplificando, esses líderes são gentis. Respeitam os outros, incluindo os que divergem deles. Raramente são rudes ou impacientes. O longo registro de relacionamentos fortes e saudáveis dão-lhes credibilidade à sua liderança de muitos anos. Alguns desses líderes são tão bondosos que nunca ouviram uma palavra negativa a seu respeito.

7. Eles compartilham a carga de trabalho.

Esses líderes delegam bem, sem se absterem de sua responsabilidade de liderar pela influência e projetar a visão. Eles aprenderam que deixar de partilhar o trabalho não é apenas exaustivo, mas também é arrogância. Na verdade, nada mais é do que a idolatria do eu.

8. Não permitem que o desânimo se instale. 

Não quer dizer que não fiquem desanimados; simplesmente, eles não chafurdam nessa emoção. Combatem as chamas do conflito para não serem consumidos por elas. Não gostam do fracasso, mas sabem que ele raramente é o fim da história. Algumas vezes, os associados na prestação de contas têm permissão para desafiá-los quando parecem emocionalmente dominados.

9. Têm amigos verdadeiros.  

Suas amizades podem ser poucas, não obstante, são verdadeiras. Visto que têm amigos, esses líderes sabem que sempre têm um sistema de apoio. Independentemente dos desafios que enfrentem na liderança, sabem que não estão sozinhos.

10. Eles aprenderam a rir.

Alguns dos melhores líderes de longo tempo que conheci são também aqueles que têm maior facilidade para rir. De alguma forma, eles são totalmente sérios quanto a não levarem a si mesmos muito a sério. Eles podem deixar seus seguidores tranquilos enquanto lançam uma visão com ramificações de mudança de vida.

Sou grato pelo que aprendi desses líderes que perduram. Deixam-nos seu conhecimento para que os líderes jovens de hoje possam seguir sendo líderes fortes ao longo dos anos porvir.

by Thom S. Rainer

Alex Palmeira

Salvo pela graça, servo de Jesus, em missão como embaixador do reino de Deus – atua como diretor do movimento PN5.

União Sul Brasileira da IASD